LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA MOUZINHO/INFANTE, QUARTEIRÃO “FEITORIA INGLESA”



DATA: 2006

Entende-se como levantamento sistemático o estudo da área compreendida no quarteirão delimitado pelas ruas: Rua Mouzinho da Silveira, Rua São João e Rua do Infante D. Henrique.
O âmbito deste estudo incide sobre a delimitação cadastral das parcelas, desenho e fotografia de alçados, ocupação funcional e física, caracterização construtiva, estado de conservação, historial urbanísticos e classificação patrimonial.
De forma triangular, o quarteirão é composto por 41 edifícios de geometria irregular: 34 parcelas com frente de rua e 8 parcelas com frente para o pátio e viela de S. Sebastião, e para o “logradouro” interior ao quarteirão.
A fachada da Rua de São João foi construída segundo o plano Almadino, apresentando um alçado de forte estrutura compositiva. As fachadas dos edifícios voltadas à Rua do Infante D. Henrique exibem uma riqueza ornamental ímpar, exponenciado pelo edifício da Feitoria Inglesa. A rua de Mouzinho da Silveira construída no último quartel do século XIX, é profundamente marcada pelo seu carácter austero e comercial. As suas fachadas são definidas por uma ordem clara de elementos singulares sem carácter de excepção, os vãos de rés-do-chão fecham em arco ou mais comummente rectangulares com entablamento saliente e recto.
A organização tipológica das construções assume formas variadas, predominando as situações de fracção por piso sob regime propriedade plena onde a coluna de circulação vertical subdivide a propriedade horizontal e é encimada por lanternim ou clarabóia. Estes princípios organizativos resultam fundamentalmente da reduzida frente (vão transversal) disponível para a maioria das parcelas, factor herança que condiciona as tipologias das fracções.
Predomina a estrutura vertical do tipo cantaria/alvenaria de pedra, onde é apoiada a estrutura horizontal do tipo vigado de madeira.
As paredes exteriores são em cantaria/alvenaria com reboco pintado ou revestidas a ladrilhos cerâmicos, com recuados e aproveitamentos de cobertura em taipa de madeira. Isoladamente, alguns edifícios foram alvos de intervenções nos anos oitenta.
O estado geral de conservação é médio/mau, com a proliferação de diversos tipos de patologias. O tipo de intervenção é média. Este projecto foi realizado em colaboração com a arq.ª Joana Rodrigues
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário