Levantamento sistemático da área de intervenção prioritária Vitória/Sé, quarteirão “São João/ Mercadores”



Data: 2005


Entende-se como levantamento sistemático o estudo da área compreendida no quarteirão delimitado pelas ruas: Rua São João, Rua Mercadores, Rua do Clube Fluvial Portuense e Travessa da Bainharia.

O âmbito deste estudo incide sobre a delimitação cadastral das parcelas, desenho e fotografia de alçados, ocupação funcional e física, caracterização construtiva, estado de conservação, historial urbanísticos e classificação patrimonial.

A unidade enunciada caracteriza-se por 27 parcelas, a maioria com duas frentes urbanas, onde os edifícios ocupam a totalidade o lote. Os lotes têm uma configuração regular, com predominância para maior profundidade que largura.

A fachada da Rua de São João foi construída segundo a alçada do plano Almadino, assumindo-se como a mais imponente, predominando edifícios com 5 pavimentos, varandas ao nível do 2º e 4º andar e três vãos por piso. Os vãos são emoldurados por guarnições de granito aparente com caixilharias de madeira pintada. As paredes exteriores são em cantaria/alvenaria com reboco pintado ou revestidas a ladrilhos cerâmicos, com recuados e aproveitamentos de cobertura em taipa de madeira.

O sentido tipológico das fracções é igualmente diversificado. Os pavimentos térreos e as caves são espaços amplos destinados ao comércio grossista ou estabelecimentos nocturnos, enquanto que os pisos altos mesclam-se entre habitações e serviços.

Os acessos verticais são apenas assegurados por caixas de escadas centrais, com patamares de distribuição em cada piso, existindo pontualmente elevadores mecânicos inseridos nas construções.

Predomina a estrutura vertical do tipo cantaria/alvenaria de pedra, onde é apoiada a estrutura horizontal do tipo vigado de madeira.

Isoladamente, alguns edifícios foram alvos de intervenções nos anos oitenta.

O estado geral de conservação é médio/mau, com a proliferação de diversos tipos de patologias e casos de ruína eminente. O tipo de intervenção é média/profunda. Este projecto foi realizado em colaboração com a arq.ª Joana Rodrigues e a arq.ª Marta Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário